REGRA DA TERCEIRA ORDEM DA SOCIEDADE DE SÃO FRANCISCO
REGRA DA 3ª ORDEM DA SOCIEDADE DE SÃO FRANCISCO (CD, pgs.19 a 30)
A Regra da Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco e Santa Clara é compartilhada entre as terciárias e terciários pelo mundo inteiro. Há 5 províncias: Província Americana que inclui América do Norte, Sul e Central e a Índia Ocidental; Província Europeia, que inclui a Inglaterra e o resto da Europa mais Hong Kong; Província Ásia-Pacifica; Província do Pacifico; e Província Africana. Todos observam a Regra.
A Regra consiste de três elementos: Os Princípios, As Constituições da SSF e TSSF, e A Ordem para Admissões e Renovações.
Os Princípios capturam o etos do que a Ordem deve ser. Eles têm aquelas qualidades francisclarianas às quais nos esforçamos para conformar nossas vidas. Os Princípios incluem a Obediência Comunitária, uma oração curta e simples que nos lembra diariamente nosso compromisso pessoal à Ordem. Nos lembra que nossa vida em comunidade é compartilhada com pessoas da mesma espiritualidade, embora com perspectivas diversas.
As Constituições da SSF e TSSF contém itens de interesse histórico e de procedimento. A Constituição da TSSF adiciona a regra da vida pessoal e o compromisso à Ordem mundial.
A Ordem para Admissões e Renovações representa o laço individual à comunidade mais ampla. Você pode encontrá-lo na Parte II deste livro.
I) Os Princípios + A Obediência Comunitária
Em todas as províncias da Terceira Ordem, esta oferenda de orações deve ser feita diariamente de forma exclusiva ou no contexto da Oração Matutina ou Vespertina.
Aqui neste local e em todas tuas igrejas pelo mundo
todo, nós adoramos a Ti, ó Cristo, e nos alegramos em
Ti, porque pela Tua santa Cruz redimiste o mundo.
Ocorre aqui a leitura diária de Os Princípios.
Ofereça aqui intercessões para os membros da TSSF.
O oferecimento de oração pode continuar com
a Oração da Manhã ou da Tarde (LOC)
ou concluir com o seguinte:
Que Nossa Bem-Aventurada Senhora ore por nós
Que São Francisco ore por nós
Que Santa Clara ore por nós
Que todos os santos e santas da
Terceira Ordem orem por nós
Que os santos anjos nos vigiem e nos favoreçam
Que Nosso Senhor Jesus nos dê sua
bênção e sua paz. Amém.
e
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo,
e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo
sejam com todos e todas nós para sempre. Amém.
Os Princípios (para leitura diária)
A base dos Princípios que segue é a Regra da Christa Seva Sangha em Poona, na India. Sua sucessora, a Christa Prema Seva Sangha, teve como o seu ramo inglês a Irmandade do Amor de Cristo, St. Ives, Huntingdonshire, na Inglaterra; e este último, quando se uniu com a Irmandade de São Francisco de Assis, formando assim a Sociedade de São Francisco, transmitiu a Regra original. Esta versão foi revisada em Outubro de 1993.
Dia 1
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Ilhas Salomão de Savo e Guadalcanal
Todos os Aspirantes e Associados
O Objetivo: Construir uma Comunidade de Amor
Jesus disse “Eu garanto a vocês: Se o grão de trigo, ao cair na terra, não morrer, ficará sozinho. Mas, se morrer, produzirá muito fruto. Quem tem apego à sua própria vida, vai perdê-la; quem despreza a própria vida neste mundo, vai guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai vai honrá-lo.” (João 12: 24-26)
Dia 2
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Ilhas Salomão de Ysabel e Malaita
O Objetivo (continuação): Construir uma Comunidade de Amor. Pelo exemplo de seu sacrifício pessoal, Jesus revela o segredo de como produzir frutos. Ao se entregar a si mesmo à morte, ele se torna a fonte de nova vida. Da terra erguido sobre a cruz, ele atrai todos a si. A busca ansiosa pela vida leva a própria vida ao seu declínio; a vida que é dada livremente é eterna.
Dia 3
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Ilhas Salomão de Makira e República de Vanuatu
O Objetivo (continuação): Construir uma Comunidade de Amor: Jesus convoca as pessoas que o querem servir a seguir o seu exemplo e a escolher para si o mesmo caminho de renúncia e sacrifício. Para as que o ouvem e o obedecem, ele promete a união com Deus. O objetivo da Sociedade de São Francisco é construir a comunidade daquelas pessoas que aceitam Cristo como seu Senhor e Mestre e que a Ele são dedicados/as em corpo e em espírito. Eles/as entregam suas vidas a Ele e ao serviço de seu povo. A Terceira Ordem da Sociedade consiste daqueles e daquelas que, enquanto seguem as profissões comuns da vida, sentem-se chamados e chamadas a submeter suas vidas, mediante votos, a uma disciplina definida. Podem ser homens ou mulheres, ordenados/as ou leigos/as, celibatários/as ou casados/as.
Dia 4
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Aotearoa/Nova Zelândia: Auckland, Waikato e Baía de Plenty
O Objetivo (continuação): Construir uma Comunidade de Amor. Quando São Francisco encorajou a formação da Ordem Terceira, ele reconheceu que muitas pessoas são chamadas a servir a Deus em espírito de Pobreza, Castidade e Obediência na vida diária (diferentemente da aceitação literal desses princípios como nos votos feitos
pelos Irmãos e Irmãs das Ordens Primeira e Segunda). A Regra da Ordem Terceira tem como intenção permitir que as obrigações e condições da vida diária sejam conduzidas dentro deste espírito.
Dia 5
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Aotearoa/Nova Zelândia: Ilha Norte Central e Wellington
O Primeiro Propósito da Ordem: Tornar Nosso Senhor conhecido e amado em toda parte
A Ordem é fundada na convicção de que Jesus Cristo é a revelação perfeita de Deus; que a verdadeira vida se tornou possível para nós através de sua Encarnação e ministério, por sua Cruz e Ressurreição, e pelo envio de seu Santo Espírito.
A Ordem acredita que é missão da igreja tornar o Evangelho conhecido a todas as pessoas e, portanto, aceita a tarefa de trazer outras ao conhecimento de Cristo e a orar e a trabalhar pela vinda do Reino de Deus.
Dia 6
PROVÍNCIA DO PACÍFICO
Aotearoa/Nova Zelândia: Nelson, Canterbury com Otago
O Primeiro Propósito da Ordem: Tornar Nosso Senhor conhecido e amado em toda parte(continuação). O propósito principal das terciárias e dos terciários é, portanto, tornar Cristo conhecido. Isto molda suas vidas e atitudes de modo que reflitam a obediência daqueles e daquelas a quem Nosso Senhor escolhe para estar com Ele, sendo enviados/as como suas testemunhas. Como eles/as, as terciárias e os terciários, pela palavra e pelo exemplo, testemunham a Cristo em seu
próprio ambiente imediato de vida, e oram e trabalham para o cumprimento de seu mandamento de fazer discípulos de todas as nações.
Dia 7
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Região de Queensland A e Queensland B
O Segundo Propósito: Propagar o espírito de amor e harmonia
A Ordem se dispõe, em nome de Cristo, a derrubar as barreiras entre as pessoas e buscar a igualdade para todos. Os terciários e as terciárias aceitam como seu segundo propósito propagar o espírito de amor e harmonia entre todas as pessoas. Eles e elas são persuadidos a lutar contra a ignorância, o orgulho e o preconceito que fomentam a injustiça ou a parcialidade de qualquer forma.
Dia 8
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Nova Gales do Sul Regiões A e B
O Segundo Propósito: Propagar o espírito de amor e harmonia (continuação): As terciárias e os terciários lutam contra a injustiça, em nome de Cristo, para quem não poderá haver grego nem judeu, escravo nem livre, homem nem mulher; pois nele todos são um. Seu principal propósito é refletir aquela aceitação a todos e a todas que foi característica de Jesus. Isto pode ser conseguido através de um espírito de castidade que vê a todos e todas pertencendo ao mesmo Deus e não como meios de realização pessoal.
Dia 9
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Victoria e Tasmânia
O Segundo Propósito: Propagar o espírito de amor e harmonia(continuação): As pessoas terciárias estão preparados/as não só para defender a justiça social e a paz mundial, mas para colocar esses princípios na prática de suas próprias vidas, enfrentando alegremente todo desprezo e perseguição a que isso possa levá-los/as.
Dia 10
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Sul da Austrália a Oeste da Austrália
O Terceiro Propósito: Viver em simplicidade
Os primeiros cristãos e cristãs entregaram-se completamente a Nosso Senhor e resolutamente deram tudo o que tinham, oferecendo ao mundo uma visão nova de uma sociedade na qual existe uma atitude despojada com respeito às posses materiais. Esta visão foi renovada por São Francisco quando
escolheu a Senhora Pobreza como sua noiva, desejando que todas as barreiras erguidas pelos privilégios baseados na riqueza fossem derrubadas pelo amor. Esta é a fonte de inspiração para o terceiro propósito da Ordem: viver em simplicidade.
Dia 11
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Malásia, Singapura, Hong Kong e Tailândia
O Terceiro Propósito (continuação): As pessoas terciárias, mesmo que possuam propriedades e ganhem dinheiro, seu próprio sustendo e o de seus familiares, devem mostrar-se verdadeiras seguidoras de Cristo e de São Francisco pela disposição de viver em simplicidade e de partilhar com outras pessoas. Reconhecem que alguns/mas de sua membresia podem ser chamados/as a seguir literalmente a São Francisco numa vida de extrema simplicidade, evitando o luxo e o desperdício, considerando suas posses como algo confiados por Deus.
Dia 12
PROVÍNCIA DA ÁSIA-PACÍFICA
Papua Nova Guiné O Terceiro Propósito (continuação): Os gastos pessoais das terciárias e dos terciários são limitados ao que é necessário para sua manutenção da saúde e bem estar, assim como a de seus dependentes. Aspiram a se colocar livres de toda dependência da riqueza, mantendo-se sempre conscientes da existência da pobreza no mundo e do envolvimento responsável de cada um nessa condição de penúria. Os terciários e as terciárias estão mais preocupados/as com a generosidade que tudo dá, do que com o valor da pobreza em si. Dessa forma, refletem em espírito a aceitação do desafio
de Jesus a vender tudo, dar tudo aos pobres e O seguir.
Dia 13
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Uganda, Zimbábue
As Três Formas de Serviço: As pessoas terciárias desejam estar à imagem de Jesus Cristo, a quem nós servimos de três formas: pela Oração, pelo Estudo e pelo Trabalho. Na vida da Ordem como um todo, essas três formas devem encontrar uma expressão plena e equilibrada, mas não se espera que todas respondam da mesma maneira a cada uma delas. Cada maneira individual de servir varia de acordo com as habilidades e circunstâncias, mas a regra de vida pessoal do membro, ou da membra, inclui todas as três formas de serviço.
Dia 14
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Tanzânia e Zâmbia
A Primeira Forma de Servir: A Oração
As pessoas terciárias buscam viver em uma atmosfera de louvor e oração. Aspiram estar sempre conscientes da presença de Deus, de maneira que possam verdadeiramente orar sem cessar. Sua crescente devoção ao Cristo onipresente é fonte de força e alegria. É o amor de Cristo que inspira a
servir e fortalecer para o sacrifício.
Dia 15
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Lesoto
A Primeira Forma de Servir (continuação): O centro da oração das pessoas terciárias é a Eucaristia, na qual participam com outros cristãos da renovação dessa união com seu Senhor e Salvador em seu sacrifício, lembrando sua morte e recebendo dele o alimento espiritual.
Dia 16
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Cidade do Cabo, Cabo Oriental, Kokstad
A Primeira Forma de Servir (continuação): As pessoas terciárias reconhecem o poder da oração intercessora para aprofundarem-se nos propósitos do reino de Deus, e, portanto, buscam mais profunda comunhão com Deus na devoção pessoal, intercedendo constantemente pelas necessidades de sua igreja e de seu mundo. Aquelas que têm muito tempo à sua disposição, reservam para a oração uma parte grande de suas vidas diárias. Aquelas com menos tempo não devem descuidar da importância da oração, guardando o tempo a ela dedicado sem interrupções. Por fim, as pessoas terciárias são
encorajadas a utilizarem-se do sacramento da Reconciliação, através do qual a carga do pecado e dos erros passados é aliviada e a paz e a esperança são restauradas.
Dia 17
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Durban e Johannesburg
A Segunda Forma de Serviço: O Estudo “Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus
verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3)
O verdadeiro conhecimento é o conhecimento de Deus. Assim, os terciários e as terciárias dão prioridade ao estudo devocional das Escrituras como um dos meios predominantes para se adquirir o conhecimento de Deus que leva à vida eterna.
Dia 18
PROVÍNCIA DA ÁFRICA
Gana
A Segunda Forma de Serviço (continuação): Assim como o estudo devocional das Escrituras, todas as pessoas terciárias reconhecem sua responsabilidade cristã de buscar outros campos de estudo, tanto sagrados como seculares. Em particular, há pessoas da Ordem que aceitam a tarefa de contribuir, através de sua pesquisa e obras, para uma melhor compreensão da missão da igreja no mundo: a aplicação dos princípios cristãos quanto ao uso e à distribuição das riquezas, as questões concernentes à justiça e à paz e todas as outras questões referentes à vida na fé.
Dia 19
PROVÍNCIA DA EUROPA
Suécia, Irlanda e Escócia
A Terceira Forma de Serviço: O Trabalho. Jesus tomou sobre si a forma de servo. Ele veio não para ser
servido, mas para servir. Ele andou por toda parte fazendo o bem: curando os doentes, pregando as boas novas às pessoas pobres e trazendo esperança para as pessoas desvalidas.
Dia 20
PROVÍNCIA DA EUROPA
Nordeste e Noroeste da Inglaterra
A Terceira Forma de Serviço (continuação): Os terciários e as terciárias se esforçam para servir ativamente. Procuram encontrar expressão para cada um dos três propósitos da Ordem em suas vidas, e sempre que possível, ajudam concretamente a outras pessoas que estejam engajados em trabalhos semelhantes. A principal forma de serviço que têm para oferecer é refletir o amor de Cristo, que, em beleza e poder, é a inspiração e a alegria de suas vidas.
Dia 21
PROVÍNCIA DA EUROPA
Midlands Oriental e Yorkshire
As Três Notas da Ordem: Humildade, amor e alegria são as três notas que marcam as vidas das pessoas terciárias. Quando estas características se tornam evidentes por toda a Ordem, seu trabalho irá frutificar. Sem essas notas, tudo que for tentado será em vão.
Dia 22
PROVÍNCIA DA EUROPA
Inglaterra, central e oriental
A primeira Nota: A Humildade. Os terciários e as terciárias sempre têm diante de si o exemplo de Cristo, que se esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, e que, nos últimos dias de sua vida, humildemente lavou os pés de seus discípulos. De maneira semelhante, buscam servir umas às outras com humildade.
Dia 23
PROVÍNCIA DA EUROPA
Inglaterra sudoeste e Londres, Inglaterra central sul
A Primeira Nota (continuação): A humildade confessa que nada temos que não tenhamos recebido e admite o fato de nossa insuficiência e de nossa dependência em Deus. É a base das virtudes cristãs. São Bernardo de Claraval disse: “Nenhuma casa espiritual pode se erguer um só momento senão sobre o fundamento da humildade.” É a primeira condição para uma vida alegre dentro de uma comunidade.
Dia 24
PROVÍNCIA DA EUROPA
Inglaterra Sudoeste, Gales, Midlands, Severn Oeste, Os Marches.
A Primeira Nota (conclusão): As falhas de quem está próximo a nós devem ser objeto de oração e não de crítica. Cuidemos de remover a trave de nosso próprio olho antes de nos oferecermos para remover o argueiro do olho das outras pessoas. Estejamos prontos a aceitar o último lugar quando nos for pedido e a voluntariarmo-nos a tomá-lo. Contudo, solicitados a executar trabalho para o qual nós nos sentimos
indignos ou incapazes, nós não o recusamos com base na humildade, e com confiança aceitamo-lo através do poder que se aperfeiçoa na fraqueza.
Dia 25
PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS
Estados Unidos e Porto Rico
A Segunda Nota: O Amor. Jesus disse, “Eu dou a vocês um mandamento novo: Amemse
uns aos outros. Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns aos outros, todos vão reconhecer que vocês são meus discípulos.” João 13:34-35.
O amor é característica que distingue todos os verdadeiros discípulos e discípulas de Cristo que a Ele desejam dedicar-se como seus servos.
Dia 26
PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS
Brasil e Guiana
A Segunda Nota (continuação): Portanto, as pessoas terciárias anseiam por amar a todos e todas a quem estão ligadas por laços de família ou amizade. Seu amor por eles e elas se desenvolve à medida que seu amor por Cristo se aprofunda. Devemos ter um amor e uma afeição especiais para com as demais pessoas da Terceira Ordem, orando umas pelas outras individualmente e buscando crescer nesse amor. Estejamos alertas contra qualquer coisa que possa prejudicar este amor, bem como procuremos a reconciliação com aqueles e aquelas de quem porventura estivermos separados. Busquemos ter o
mesmo amor também para aqueles e aquelas com quem temos pouca afinidade natural, pois este tipo de amor não se firma na emoção, pois é um elo firmado em nossa própria união comum com Cristo.
Dia 27
SOCIEDADE DE SÃO FRANCISCO
Ministro Geral das Primeiras Ordens,
Abadessa da Segunda Ordem,
Ministros Provinciais das Primeiras Ordens.
A Segunda Nota (final): A Terceira Ordem é uma comunidade cristã, cujas pessoas membras, embora variando na etnia, na educação e no caráter, estão unidas nessa comunidade viva e única através do amor partilhado em Cristo. Esta unidade de todos e todas que nele creem se tornará, como Nosso Senhor pretendeu, para o mundo uma testemunha viva da divina missão de Nosso Senhor, assim como Ele o desejava. Em seu relacionamento com quem é de fora da Ordem, os terciários e as terciárias mostram amor semelhante ao de Cristo, e com alegria se tornam desprendidos/as, lembrando que o amor é medido pelo sacrifício.
Dia 28
PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS
Caribe: Trinidad e Tobago, República Dominicana, Jamaica, Nevis e Costa Rica
A Terceira Nota: A Alegria. Os terciários e as terciárias, regozijando-nos sempre no Senhor, procuramos mostrar em nossas vidas a graça e a beleza do júbilo divino. Relembramos que somos seguidores do Filho do Homem, aquele que comia e bebia, que amava os pássaros e as flores, que abençoava as crianças pequenas, que era amigo de coletores de impostos e de pecadores e pecadoras, e que se sentava à mesa tanto de ricos/as como de pobres. Nós nos divertimos e rimos, regozijamo-nos com o mundo de Deus, com sua beleza e com as criaturas viventes, não reconhecemos a nada como coisa comum ou impura. Nós nos misturamos livremente com outras pessoas, estamos sempre dispostos a confortar os de coração quebrantado, e trazermos alegria às vidas das outras pessoas. Trazemos dentro de nós uma paz e uma felicidade interiores que as outras pessoas podem perceber, mesmo se não conhecem a fonte de onde elas provêm.
Dia 29
PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS
Canadá
A Terceira Nota (continuação): Esta alegria é um dom divino, proveniente da união com Deus em Cristo. Ela ainda permanece existindo mesmo em tempos de trevas e dificuldades, dando uma coragem animadora em face de desapontamentos e uma serenidade e confiança profundas no meio da doença e do sofrimento. Aqueles/as que a possuem, podem se alegrar na fraqueza, em meio a insultos, dureza e
perseguições por causa de Cristo; pois quando nós estamos fracos, eis que, então nos tornamos fortes.
Dia 30
PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS
México
As Três Notas
A humildade, o amor e a alegria que marcam as vidas das pessoas terciárias são todas elas graças dadas por Deus. Elas não podem ser conseguidas pelo esforço humano. Elas são dádivas do Espírito Santo. O propósito de Cristo é operar milagres através daquelas pessoas que almejam se esvaziar e se entregar a Ele. Nós nos tornamos, então, canais de graça através dos quais a obra poderosa de Cristo se realiza.
Dia 31
IRMÃOS E IRMÃS FRANCISCLARIANAS ATRAVÉS DO MUNDO
Ministro Geral e Ministros Provinciais da Terceira Ordem
Outras Ordens Franciscanas no mundo
Irmãos Franciscanos da Divina Providência (Porto Rico e
República Dominicana)
Comunidade da Divina Compaixão (Zimbábue)
Fraternidade Franciscana Coreana
Irmandade Franciscana Coreana
Os Pequenos Irmãos de São Francisco – Austrália
Ordem de Santa Clara, Freeland, Reino Unido
Ordem dos Franciscanos Ecumênicos
Ordem Franciscana Secular – Católica Romana
Ordem dos Franciscanos da Reconciliação (Ecumênicos – Comunhão Católica)
Irmãos e Irmãs em outras Ordens Religiosas Cristãs da IEAB
Ordem de São Tiago OST
Ordem de Oblatos Beneditinos OSB
Comentários
Postar um comentário