A Regra de Vida Pessoal em 10 passos

 A Regra de Vida Pessoal (CD Pgs 40 a 44)
Conforme com a Constituição da TSSF, seção 4. Direção Espiritual e Regra de Vida, “ cada membro da Ordem Terceira deve ter e manter uma Regra Pessoal de Vida e 4.2. b O propósito da Regra Pessoal de Vida é interpretar e expressar os Princípios nas circunstâncias particulares da vida de cada Terciário” especificado em 4.2.a e b. (p.37).

Explanação
O que desejamos é buscar a alegria de servir a Jesus na Comunhão diária, na partilha do pão, na oração pessoal e comunitária, no estudo, no serviço ao próximo mais pobre, no respeito ao planeta e aos recursos naturais. Construir uma  Comunidade Francisclariana é fazer irmãos e irmãs que estejam neste mesmo espírito. A Regra não pode ser tida como um fim em si mesma, mas uma forma de nos tornarmos melhores para participar da nossa comunidade: esta sim se constitui como sinal salvífico (Sacramento) da presença do Senhor no mundo.
Há uma Regra de Vida com 10 áreas adaptada às condições brasileiras que cada um deve assumir, de forma concreta e especifica, de acordo com suas possibilidades que são diferentes porque somos diferentes e temos diversas disponibilidades ou limitações. A função do Companheiro Espiritual é, na oração, buscar a melhor forma que cada um tem de se fazer francisclariano e parte desta comunidade.

Regra Básica com Base nos Princípios da TSSF
Eu, (nome), me dou a nosso Senhor Jesus Cristo, para servi-lo para o resto de minha vida em companhia de meus irmãos e irmãs na Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco e Santa Clara, de acordo com os Princípios da Ordem, espalhar o conhecimento e o amor de Cristo, promover o espírito de amor e harmonia como família de Deus, e viver com alegria uma vida de simplicidade e serviço
humilde segundo o exemplo de São Francisco e Santa Clara.
(A promessa TSSF)
Conformarei minha vida aos Princípios da Terceira Ordem das seguintes maneiras:

1. O Objeto da Ordem: Construir uma Comunidade de Amor (Dias 1a4)
• Minha primeira prioridade é dizer SIM ao chamado de Deus e estar aberto ao movimento do Espírito     Santo na minha vida.
• Especificamente, vou considerar como eu sou chamado a construir comunidades de amor a cada dia
   onde eu moro, trabalho e assisto à celebração religiosa.
• Procurarei ser um agente da paz, defender o que é bom para a criação e promover o bem-estar de todas
   as pessoas, incluindo eu mesmo.
• Cultivarei um coração grato e praticarei a resiliência (superando as dificuldades pessoais).
• Para construir um relacionamento com meus irmãos e irmãs na TSSF, buscarei oportunidades de
   companheirismo; rezar diariamente o Compromisso da Comunidade; contribuir financeiramente 
  dentro dos meus meios para a Ordem; interagir responsivamente com meu companheiro espiritual;       
  renovar meus votos anualmente; e respeitar as decisões do Capítulo.

2. O Primeiro Propósito: Tornar Nosso Senhor conhecido e amado em toda parte (Dias 5-6)
• Dedicarei tempo todos os dias olhando para a minha vida à luz do exemplo de Cristo.
• Levarei a luz de Cristo ao mundo que me rodeia, demonstrando bondade e preocupação por aqueles
  que Deus coloca diante de mim todos os dias, sendo especialmente cuidadoso com o mais desprezado    entre eles.
• Serei sincero sobre como Cristo anima minha vida, lembrando que as ações, muitas vezes, falam mais    alto que as palavras.

3. O Segundo Propósito: Espalhar o espírito de amor e harmonia (Dias 7-9)
• Contribuirei todos os dias para a paz, a inclusividade e a justiça social na minha comunidade e no     
  mundo.
• Refletirei o amor de mente aberta de Jesus, ouvindo antes de falar e entendendo antes de julgar.
• Vou pedir regularmente os guias espirituais e aqueles com quem eu interajo, onde é que sou ignorante    ou preconceituoso de maneiras que me ceguem às rotinas de crueldade, injustiça e divisão.

4. O Terceiro Propósito: Viver em simplicidade (Dias 10-12)
• Examinarei regularmente a minha vida para discernir onde ela é complexa demais, pensando
  especificamente em compromissos e posses temporais e simplificando onde for possível.
• Estarei ciente de quem ou o que eu defendo (posses e idéias) às custas do bem-estar dos outros e de 
  mim mesmo.
• Vou orar sobre o que sinto ser necessário para minha saúde e bem-estar e como posso evitar o luxo e o
  desperdício.
• Crescerei em generosidade para poder responder à pobreza e apoiar minha paróquia, a Terceira Ordem
e outras causas.


5. A Primeira Forma de Serviço: A Oração (Dias 13-16)
• A oração é meu relacionamento com Deus. Isso me permite ficar diante de Deus como eu sou, nada   
  mais e nada menos. Portanto, eu dedicarei pelo menos 20 minutos diariamente em oração, para ouvir,
  louvar, concentrar-me e ser inspirado.
• Valorizarei a intimidade com Deus e minha comunidade paroquial participando da Santa Eucaristia   
  pelo menos semanalmente e nos dias de festas principais.Vou praticar o auto-exame diário. 
 Anualmente, usarei um Rito de Reconciliação para ajudar a aliviar o fardo do pecado e restaurar a paz   e a esperança.



6. A Segunda Forma de Serviço: O Estudo (Dias 17 - 18)
• Usarei as notas de formação da Terceira Ordem e materiais de estudo da tradição francisclariana. Em
  meu estudo, estarei aberto para o que Deus está me revelando aqui e agora e como se aplica à minha      vida diária.
• Por meio do estudo, ampliarei minha compreensão da família francisclariana, das Escrituras, da Igreja,
  de outras tradições religiosas e também de questões seculares.
• Quando descubro que sou ignorante em termos substantivos, procurarei maneiras de aprender.



7. A Terceira Forma de Serviço: O Trabalho (Dias 19, 20)
• Reconhecendo que o trabalho toma uma variedade de formas, seculares e religiosas, procurarei fazer      a  obra de Deus em tudo que faço com humildade, amor e alegria.
• Estarei ciente de que onde ao meu redor a ajuda se fizer necessária, e vou orar sobre a maneira de       
  como responder.
• No trabalho, procurarei tornar o amor de Cristo conhecido, espalhar a harmonia e modelar a
  simplicidade.

• Procurarei maneiras que me ajudem a orar em vez de criticar; concentrar-me em minhas próprias     
   falhas e não nas dos outros; e liderar ou seguir com confiança.
• Em comunidade com meus irmãos e irmãs na Terceira Ordem, seguirei e me responsabilizarei pela     
  vida modelada nesta regra.
• Serei guiado por um companheiro/a espiritual e outros guias que Deus coloca diante de mim. 



9. A Segunda Nota: O Amor (Dias 25-27)
• Buscarei maneiras de expressar o amor por minha família, amigo/as, irmãs e irmãos na Terceira   
  Ordem e na criação de Deus.
• Praticarei a meditação porque me ajuda a crescer em bondade para comigo e com os outros.
• Anualmente eu vou fazer um retiro que me chama a desacelerar, ter uma nova visão e descansar no
  amor de Deus.
• Vou praticar o autocuidado para promover meu crescimento em Cristo e na comunidade.


 
10. A Terceira Nota: A Alegria (Dias 28-30)
• Estarei atento ao que me dá alegria e como posso me abrir para receber esse presente. Eu procurarei a    cura por experiências que me isolaram deste presente.
• Estarei ciente de como a alegria pode iluminar as dificuldades da minha vida.
• Como Francisco e Clara, orarei por maneiras de superar a negatividade em relação àquilo que considero impuro ou repugnante, e aprender a valorizá-lo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REGRA DA TERCEIRA ORDEM DA SOCIEDADE DE SÃO FRANCISCO

HISTÓRIA DA ORDEM